Honduras faz fronteira com a Guatemala, El Salvador e Nicarágua e foi colonizada por ingleses e espanhóis. No continente eles falam espanhol, mas nas ilhas falam inglês.
Nós pegamos um ônibus de Panajachel até Antigua no dia 23/12, e as 4 da manhã do dia 24/12 saímos para Honduras. Paramos na cidade de Copan Ruinas, que está há uns 10 minutos da fronteira com a Guatemala e há umas 7 horas de Antigua (vocês podem ver aí no canto esquerdo do mapa).
O problema é que eu fiquei mega doente, com uma gripe horrível, então passei o sábado me arrastando. Fomos visitar as ruínas das pirâmides Maias, mas eu nem tava muito animada pra tirar fotos e ficar andando, mas mesmo assim deu pra conhecer. É bem bonito, mas muito mal cuidado, nem se compara com Machu Picchu por exemplo.
No domingo dia 25/12 saímos as 6 da manhã para uma cidade chamada San Pedro Sula, para de lá pegar um ônibus para La Ceiba, que é porto de onde saem as balsas para as ilhas, nosso objetivo era a ilha de Utila (que é a primeira e a menor das 3 ilhas que estão aí no mapa). O problema é que quase nenhuma empresa de ônibus tava trabalhando no dia 25, então tivemos que esperar umas 5 horas na rodoviária de San Pedro Sula, depois pegar um ônibus lotado e acabamos chegando em La Ceiba a noite, mas pelo menos chegamos. Dormimos aí e na segunda dia 26 pegamos a balsa as 9 da manhã.
Aí é o parque de Copan, basicamente a única coisa que tem na cidade, que é super pequena.Eles são muito mais abertos, curiosos, querem saber de tudo e falam um espanhol mais correto (aqui na Guatemala eles cometem uns erros gramaticais terríveis).
Na volta eu fiquei doente de novo e com muito custo consegui aguentar até a meia noite do dia 31, mas o mais importante é que eu fiquei bem pra mergulhar. Agora já melhorei de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário