sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Maximon

Olha, eh cada coisa que nao da nem pra acreditar...

Na sexta-feira foi dia de San Simon, tambem conhecido como Maximon, e o povo tava em festa aqui em Panajachel.
Um dos rapazes que trabalha comigo nos convidou para ir ate a casa do tio dele participar de uma cerimonia/festa na hora do almoco.
Eu obviamente que fui, mas nem tinha ideia do que ia rolar e nem do que era San Simon. Chegamos la meio dia e ja tinha um povo bebado caido, o lugar lotado e logo entramos numa sala com umas imagens bem esquisitas (essas ai da foto).

Meu amigo me contou a historia da seguinte maneira, San Simon foi um espanhol que veio para a America Central e indignado com a maneira como o povo indigena estava sendo tratado, comecou a trabalhar para melhorar a vida deles. Ele nunca foi oficialmente canonizado, mas depois que ele morreu eles passaram a celebrar o seu dia.
Mas o mais interessante da coisa eh que diz a lenda que San Simon aparece nos sonhos de algumas pessoas e diz para essas pessoas onde eles podem encontrar uma imagem sua, ai essas pessoas vao buscar a imagem e comecam a fazer essa celebracao. Ele me disse que San Simon apareceu 4 vezes nos sonhos do tio dele, por isso as quatro imagens.
E ai nesse dia as pessoas que sonharam abrem a sua casa, oferecem almoco e bebida e as pessoas podem fazer pedidos ao santo. A gente leva uma vela, ele coloca na nossa cabeca, fala umas palavras e joga pinga nas imagens, foi engracado, mas pelo amor...

Esse moco ai na ultima foto ja tava bem bebado ao meio dia... que bela maneira de homenagear o santo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário