domingo, 3 de julho de 2011

Novo sonho (impossível) de consumo

Viver aqui em Panajachel têm sido uma aventura sem tamanho, é uma mudança de vida que não dá nem pra explicar, tem que estar aqui pra entender.

Mas talvez a mudança mais radical pela qual eu estou passando é o desapego pelas coisas materiais e pela vaidade em geral, porque aqui as coisas funcionam de uma maneira bem diferente.

Pra vocês terem uma idéia, o traje normal no meu trabalho é calça jeans, camiseta e tênis (ou chinelo). Uma rasteirinha também dá pra usar, mas o engraçado é que a gente PRECISA se vestir assim, porque se a gente se arruma demais as pessoas que a gente atende (os maias) se sentem intimidados. Totalmente o oposto de tudo que eu já vivi antes. Comprar sapato, bolsas e roupas finas aqui tá fora de cogitação.

Além disso, a vida aqui é muito mais simples e tranquila. Coisas para casa por exemplo (como pratos, panelas...), são sempre doadas e vão passando de um pro outro. Não conheço nenhuma pessoa na cidade que tenha um jogo de pratos combinando, é sempre um de cada tipo. Mas estando aqui eu vejo que isso não faz a menor diferença, tem tantas coisas mais importantes do que ter 6 pratos iguais em casa.

Com as roupas acontece a mesma coisa. Quando a gente cansa de alguma roupa dá pra uma amiga e as amigas fazem o mesmo, então vira um troca troca de roupa usada que é fantástico. Até agora não comprei absolutamente nada de vestuário aqui e acho que nem vou comprar por um bom tempo.

Todas aquelas coisas que antes eu achava que não vivia sem agora parecem super sem importância, nem televisão eu tenho!!! Aliás, poucas pessoas aqui tem televisão e até agora não está me fazendo a menor falta... Mas tem uma coisa, UMA coisa que eu adoraria ter, mas que obviamente vai ser impossível conseguir, um projetor.

Eu sei que parece meio estranho, mas aqui não tem cinema e o nosso programa de lazer número 1 é assistir filmes (que a gente baixa da internet ou que alguém trouxe). Mas como ninguém tem TV, a gente assiste filmes no computador, então as vezes tem umas 5 ou 6 pessoas na sala assistindo um filme num computador. Ter um projetor aqui, pra projetar os filmes na parede seria a coisa mais emocionante do mundo... mas enfim, não vai rolar e continuaremos assistindo nossos filmes no computador. Ainda bem que o meu computador tem uma tela grande e dá pra assistir sem sofrimento, graças ao meu papis, que me deu um laptop novo quando eu tava na Austrália. :)

Beijos e boa semana a todos!

Um comentário:

  1. Amiga acho super legal essa coisa do desapego, na teoria eu sei (todo mundo sabe) que a gente precisa de muito menos para viver do que aquilo que temos ou queremos...
    Mas sinceramente, tem coisinhas que são tão legais! Eu por exemplo, AMO coisas de cozinha!! Eu adoro o meu jogo de 4 pratos iguais! (Claro que eu sobreviveria sem eles, mas eu sou feliz de poder viver com eles...)
    rsrsrsr
    Bjks!

    ResponderExcluir