sábado, 25 de junho de 2011

Fotos em ação!

Nossa!! Acabei de ver que a última vez que eu escrevi no blog foi no domingo passado!! Faz exatamente 1 semana!!!
O tempo aqui está passando muito rápido, nem parece que faz mais de 1 mês que eu cheguei.

E pra dizer a verdade, eu ando muitíssimo ocupada. Pra um povoado que tem 15 mil habitantes é impresionante como a minha vida social anda agitada. Semana passada eu tive coisas para fazer todas as noites... e durante o dia obviamente que eu tenho que trabalhar e olha que eu tô ralando viu! Apesar de eu entrar as 9 e sair as 5 todos os dias, é um trabalho muito desgastante, que suga as energias.

Pra vocês terem uma idéia mais ou menos do que eu ando fazendo, eu decidi colocar algumas fotos minhas, de alguns trabalhos que eu fui fazer fora do escritório. Porque a ONG funciona assim, as pessoas vêm até o escritório procurar ajuda, pode ser pra comida, roupa, médico, casa, qualquer coisa que eles precisam, aí as assistentes socias (que são da Guatemala), fazem uma entrevista e preenchem um formulário com todos os dados da família, depois alguém do escritório vai até a casa das pessoas ver se o que eles disseram é verdade e tirar fotos de tudo, depois disso colocamos as histórias das pessoas no blog e esperamos pelas doações, quando recebemos o dinheiro o pessoal (também da Guatemala) faz as compras e entrega as doações para as pessoas (ou o dinheiro pra ir no médico ou o que quer que seja).

A minha participação nisso tudo está em entrevistas as pessoas que vêm até o escritório (depois das assistentes sociais), escrever as histórias no blog e visitar as famílias pra fazer um acompanhamento da situação, seja ela qual for. As visitas são sempre com um outro funcionário da Guatemala, porque as famílias muitas vezes não falam espanhol e também porque não convém uma mulher, estrangeira, entrar sozinha numa casa de indígenas, principalmente se o marido estiver e a mulher não... e também por questões de segurança.

Bom, então essas são as histórias que eu tenho pra contar hoje:

Essa senhora se chama Juana, ela mora em outro povoado chamado San Andres (que fica aqui perto). Ela tem um problema no pulmão e não pode respirar pó, além disso a família é super pobre e ela tem uns 5 filhos.
Fui visitá-la nesse dia porque ela tem uma pessoa que doa dinheiro mensalmente pra comida e também cobre os custos médicos quando ela está doente, então o pessoal tinha que entregar a comida desse mês e eu aproveitei pra ir junto pra ver como estava a saúde dela, se ela ainda tinha os remédios que ela toma, se ele tá indo direitinho no médico e tudo isso. Voltando pro escritório eu escrevi um email pra pessoa que patrocina ela contando como estava tudo.


As crianças dela são umas figuras...

Essa próxima família nós fomos lá para verificar a situação da casa deles. Eles foram até o escritório e eu fui lá ver como eles estavam sobrevivendo. E olha, eles realmente vivem numa situação muito precária. Agora eu estou tentando buscar fundos para ajudá-los.

Essa outra senhora, que se chama Ana, também tem um patrocinador que a ajuda mensalmente com comida e escola para as crianças e ele me mandou um email pedindo atualizações sobre a família. Como ele patrocina várias famílias e doa muito dinheiro para a ONG, eu achei melhor ir até lá pessoalmente conversar com eles, pra poder dar informações mais precisas.
Ela não pode trabalhar porque tem que cuidar dos filhos e o marido não tem um trabalho fixo, ele faz o que ele consegue, tipo construção e coisas assim, mas o dinheiro que ele ganha não dá pra sustentar toda a família (eles têm uns 6 filhos).

Aí já é uma entrevista no escritório mesmo. Essa família foi buscar ajuda porque esse senhor tinha um problema no coração e não podia pagar médico. Eles têm uma filha que tem um padrinho (uma pessoa que paga a escola pra ela), então eu escrevi pra esse padrinho perguntando se ele poderia ajudar com os gastos médicos e ele disse que sim, mas infelizmente ele não resistiu e morreu na semana passada (confesso que eu chorei um pouco quando soube, porque esse casal era especial).



Bom, espero que vocês tenham gostado das fotos. Eu sei que as situações são muito tristes e é muita pobreza, mas o que eu tenho em mente é que eu estou ajudando essas pessoas e não posso me sentir culpada e nem misturar a vida deles com a minha, é preciso separar.

Então é isso, já tenho fotos da minha primeira aula de tecelagem pra colocar, mas vou deixar pra colocar mais pra frente, aí vocês não ficam tanto tempo sem notícias!

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário