domingo, 29 de maio de 2011

Finalmente a minha casinha

Nossa, fiquei impressionada com o número de pedidos que eu recebi pra colocar fotos da minha nova casa aqui no blog. Eu ia esperar mais umas duas semanas, até que eu conseguisse arrumá-la um pouco melhor, mas pra matar a curiosidade de vocês, vou colocar assim mesmo e mais pra frente eu faço um antes e depois.

Mas antes de ver as fotos, vocês precisam considerar uma coisa MUITO importante: Eu estou vivendo no interior da Guatemala, uma região onde a maioria das casas é feita de barro e as pessoas são muito pobres, então por favor não criem grandes expectativas e lembrem-se que para o padrão local essa casa está acima da média.

Então vamos lá...

Eu moro em uma espécie de condomínio com apenas 3 casas, em uma espécie de bairro chamado Jucañan. A cidade de Panajachel é cortada por um rio (que desemboca no lago), eu moro do outro lado do rio, ou seja, o lado que não é turístico, é residencial. Isso significa que eu tenho que andar 5 minutos a mais pra chegar no centrinho (do outro lado do rio). Eu levo 15 minutos pra andar até o meu trabalho, que também está do outro lado do rio.

Esse é o jardim que fica no fundo da minha casa. A dona das casas que cuida dele, eu não preciso me preocupar com isso.

Esse é o fundo das casas, não conheço ainda quem mora na casa do meio (a que tem as cadeiras vermelhas), mas na última casa moram duas meninas que trabalham comigo (mas as duas estão indo embora daqui a pouco).

Essa é a frente das casas, e lá no fundo tem um portão e um muro que cercam o "condomínio", então é bem seguro aqui.

Esse é o lugar onde eu trabalho em casa, o balcão da cozinha.

Essa é a minha sala. por enquanto ela está pobrinha e feinha, mas eu já estou providenciando uns almofadões pra colocar no chão (onde está esse banco), e o banco vai ficar ali na frente da janela. Também já estou planejando uns enfeites pra parede, que eu mesma vou fazer, com a ajuda de uma menina que trabalha comigo.

Essa é a vista da porta da entrada, a cozinha e depois a sala. Essa porta fechada é o meu quarto.

Essa é a minha cozinha, que também está meio feinha, mas eu já tenho planos para ela também. Esse fogão (que na verdade são só as bocas, não tem forno), vai ficar naquela bancada do lado da pia e embaixo da pia vai ter uma espécie de cortina, porque tá muito feio ali embaixo.

Essa é a minha porta da entrada (que dá na cozinha). Eu queria tirar uma foto com o beija flor que tá sempre nessa planta, mas ele foi mais rápido.

Ah e ali do lado da porta está pendurada minha sacola de compras, porque até aqui, no meio do nada, eles evitam o uso de sacolinhas plásticas!!!

Esse é o meu quarto. Em breve eu colocarei uma cama de casal e essa cama vai para o outro quarto. O cobertor de oncinha veio do Brasil, presente da minha mãe. E os lençois (e toalhas de banho) foram presente do meu pai.

Uma coisa curiosa aqui é que as cortinas são sempre transparentes, em todas as casas. Então as 6 da manhã já tá aquela claridade.

Ah, acho que eu não contei, mas na outra casa que eu tava eu fui atacada por pulgas!!! Todo dia eu tinha milhões de picadas, mas só vim a descobrir que eram pulgas recentemente. Felizmente aqui não tem pulgas e nem muitos insetos (o que também é muito raro na região).

Esse é o meu armário para o momento, em breve isso também será resolvido.

Esse é o quarto de hóspedes. A cama que está no outro quarto virá para cá em breve e farei umas outras mudancinhas.

E finalmente o banheiro, que para os padrões locais é um luxo. O chuveiro é melhor que a maioria e a água funciona perfeitamente.
A única coisa chata é que não dá pra escovar dentes com água da torneira, tem que usar água filtrada, porque parece que a água aqui não é bem tratada. Mas esse é um problema do país, não da minha casinha.

Então é isso, estou super feliz com a minha casa nova e nem tenho medo de dormir sozinha no escuro (o que é um avanço enorme).

Assim que eu fizer as arrumações que eu quero na casa eu coloco novas fotos pra vocês verem como vai ficar legal!

2 comentários:

  1. adorei a casinha amiga!! a pose no computador esta otima!!! essa eu te prometo que vou fazer de tudo para conhecer
    que bom que esta feliz...isso que importa na verdade
    Um beijo e saudades!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo cantinho amiga, alguma encomenda para fazer para sua casa? é só pedir que eu mando. Beijocas Lud

    ResponderExcluir