sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um novo começo

Tudo que eu escrevo aqui é sem rascunho. Não lembro bem o que eu tinha escrito ontem, mas farei um novo começo, o que aliás, tem tudo a ver com esse momento.

Pra quem estava acompanhando o meu blog da Austrália, no último post que eu coloquei lá eu escrevi: "Quando eu sai do Brasil, nao tinha ideia do que ia acontecer comigo e do quanto eu ia aprender, conhecer e viajar e agora eu volto para o Brasil na mesma situacao, sem saber o que vai acontecer comigo, o que eu vou fazer e o que me espera, da um pouco de medo, eh verdade, mas mais que tudo, me da muita curiosidade e eu ja nao vejo a hora de voltar."

Agora eu já sei o que vai acontecer comigo, quer dizer, mais ou menos, mas eu sei que não vou estar no Brasil por um tempo.

Como todos já devem saber, o novo destino dessa viajante sem fim é a Guatemala, mas dessa vez o propósito é outro e eu já vou explicar.

Na Austrália eu fiz um mestrado em Paz e Resolução de Conflitos (sim, isso existe) e durante os meus estudos eu decidi que gostaria de trabalhar com peacebuilding que é a reconstrução de países pós guerra. No meu último semestre eu tive que fazer um trabalho sobre o papel das mulheres antes, durante e depois das guerras e tive que eleger dois casos para analisar... aleatoriamente eu acabei escolhendo a Guatemala. Até então eu não sabia absolutamente nada sobre esse lugar, pra ser bem honesta eu nem sabia direito onde ficava esse país no mapa, mas ao longo das minhas pesquisas eu me encantei com o povo maia, a cultura as histórias e foi nesse momento, em Setembro de 2010, que eu decidi que algum dia trabalharia lá.

Pra resumir a história toda, depois disso eu acabei o mestrado viajei e finalmente voltei pro Brasil. Fiquei um tempo meio perdida, sem saber o que fazer. Na verdade eu sabia o que fazer, mas estava com um pouco de medo, até que criei coragem e comecei a procurar por trabalhos em ONGs na Guatemala e encontrei esse que eu adorei (depois eu falo sobre ele).

Confesso que foi preciso coragem para renunciar à possibilidade de ganhar dinheiro, voltar pro meu apartamente, estar perto dos meus amigos e da minha família e levar uma vida normal, mas eu não estava feliz aqui e não seria feliz voltando para essa mesma vida. Não posso garantir que eu vou ser feliz agora, mas estou muito contente de estar tentando.

O que eu sinto nesse momento não é medo, é muito mais uma curiosidade e ansiedade de não saber absolutamente nada do que está por vir. Medo mesmo eu sinto de me acomodar, aceitar o que todo mundo me diz, que ninguém nunca consegue ser plenamente feliz, que a gente precisa se contentar com o que tem e coisas assim. Medo dá quando eu penso na rotina, no trânsito, nas multidões e no quanto a gente aceita tudo isso como se fosse normal viver assim. Bom, se isso é ser normal então eu nasci no planeta errado :)

Enfim, na terça-feira embarco para a Guatemala, para mais uma aventura que eu vou compartilhar aqui com quem quiser ler e saber. Vou colocar muitas fotos e contar muitas histórias, espero que todo mundo se divirta e viaje comigo, mesmo que a distância.

Mais uma vez bem vindos!
Um beijo,
Dina

Nenhum comentário:

Postar um comentário