segunda-feira, 23 de maio de 2011

Primeiro dia de trabalho

Na verdade eu já tinha ido trabalhar na sexta, mas foi um dia meio confuso, cheio de comemorações (estávamos comemorando o aniversário de divórcio de uma das pessoas), eu tive que sair algumas vezes pra resolver coisas, então vou considerar hoje o primeiro dia.

A pessoa que eu vou substituir, a Anna, é uma australiana super fofa (também tem uma Anna australiana que mora aqui na casa, mas são pessoas diferentes) e é super paciente pra me ensinar tudo e explicar as coisas nos detalhes.

Vou tentar resumir a coisa toda.
A ONG tem 4 grandes programas que são: Educação, Apoio à família, um projeto de costura e um de animais (basicamente cachorros e gatos).
Eu serei responsável pelo programa da família. Dentro dele existem alguns subprogramas, como por exemplo o de levar alimentos diários a idosos que não tem condições de comprar, construir fogões e cozinhas em casas que não tenham, dar leite para crianças quando a família não tem condição e o maior de todos que é o de apoio a problemas de saúde.

O que acontece é que as pessoas aparecem na ONG com os seus problemas e eu e uma estagiária que vai trabalhar comigo fazemos as entrevistas com essas pessoas para entender qual é o seu problema. Depois mandamos um grupo de guatemaltecos visitar as casas dessas pessoas, ver as condições em que vivem e tirar umas fotos. Com isso em mãos, decidimos em que programa a pessoa entra e como vamos fazer para ajudar. Caso o problema seja médico, mandamos alguém da ONG acompanhá-los a consulta, ou fazemos o devido encaminhamento.
Para os casos em que sejam necessários "padrinhos", ou seja, alguém para financiar as famílias, colocamos as histórias deles no blog da ONG e por incrível que pareça, na maior parte das vezes aparece alguém para ajudar.

Depois tem o trabalho de acompanhamento, ver como as famílias estão, se estão sendo bem atendidas, se estão utilizando corretamente o que lhes foi dado ou o que quer que seja. Nesse caso vamos pessoalmente a casa das pessoas e vemos como está a situação.

Hoje de manhã logo cedo fomos visitar uma família que mora em uma vila e que tem uma filhinha com paralisia cerebral, pra ver como ela estava sendo atendida e se teríamos que intervir com a clínica que a estava atendendo.

Depois chegou uma outra senhora que tinha um marido doente e ela não podia trabalhar porque precisava ficar cuidando dele e assim ela não tinha dinheiro, enfim, durante o dia todo atendemos pessoas, colocamos no blog e falamos com os padrinhos.

O mais legal é que os padrinhos recebem notícias frequentes das pessoas que eles ajudam. Sempre mandamos fotos e atualizações das situações, assim eles sabem que o dinheiro deles está sendo bem utilizado.

O ambiente de trabalho é muito legal, super descontraído e as pessoas estão trabalhando por um mesmo objetivo, que é ajudar os outros, então não tem aquela competição do mundo corporativo de um querer mostrar mais trabalho do que o outro ou coisas assim.

Amanhã vou tirar umas fotos e coloco aqui, mas tudo é muito legal e eu tô adorando, acho que vai ser uma experiência inexplicável!!

Aproveitando, quero contar que amanhã vou ver uma casa que parece muito promissora. A casa que eu estou é legal, mas o problema é que tem dois gatos e um deles é muito chato. No começo não me incomodou tanto, mas agora já tá me enchendo um pouco, eu nunca gostei muito de gatos mesmo.

E a minha mala chegou!! Já está em casa sã e salva!!!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário